quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Formas, texturas e aromas


Foto do Chef Cristian Sainz - BBCBrasil.com

Um restaurante em Madrid, em Espanha, é liderado por um chef cego. O chef do restaurante Catranius, Cristian Sainz, de 38 anos, não vê e orienta-se usando o olfacto e o tacto para lidar com os alimentos

O madrileno, dono do restaurante, sempre sonhou em ser cozinheiro. Mas só veio a realizar o sonho depois de perder a visão, aos 18 anos, num acidente de carro.

«Quando perdi a visão, achei que o meu sonho de cozinhar tinha acabado. Mas descobri que ao mesmo tempo que deixava de ver, os meus outros sentidos ficavam mais apurados» , explicou.

Os restantes sentidos tornaram-se a orientação para Sainz na cozinha. «As formas, texturas e aromas permitem-me conhecer os alimentos que estou a usar».

A audição também passou a ser fundamental. «O barulho das bolhas da água ao lume, por exemplo, é o que me guia quando quero saber a intensidade da chama» disse.

Pode ler mais no SOL on-line

Sem comentários: