sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Editorial do Jornal da CNOD (2007)

Editorial
O Estalar do Verniz
As coisas vão de mal a pior em Portugal, voltou o flagelo da emigração que se conheceu na ditadura, 42% do rendimento dos portugueses destinam-se ao paga­mento dos impostos, com a nova lei das finanças locais 74% das câmaras municipais ficam sem meios para pagar as suas dívidas, o número de alunos que realiza­ram os exames do secundário diminuíram de forma acentuada e só dois terços têm intenção de concorrer ao ensino superior. Vivemos num tempo em que qualquer critica sobre a actuação de um membro do actual governo, dá direito a exoneração na função pública. Será que vamos ficar por aqui, ou será a veia autoritária por parte do actual governo que começa a vir ao de cima?
Os actuais governantes preferem o autoritarismo, ao diálogo, à construção da sociedade inclusiva, que respeite o direito à educação, à saúde, ao emprego, que promova políticas sociais justas e à eliminação de todas as barreiras. Assim, exigimos enquanto não for assegu­rada a igualdade de oportunidades no acesso aos equipamentos, bens e serviços, que seja reposto os benefícios fiscais em sede de IRS às pessoas com deficiência no orçamento de estado para 2008. Proclamamos, ainda a aplicação integral da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, pois não basta assinar.
A C.N.O.D. aproveita para saudar os representantes europeus das Organizações das Pessoas com Deficiên­cia que se deslocam a Portugal no início de Julho para a reunião do FED e para o Seminário Internacional. Os trabalhos relacionados com o 9° Congresso estão a decorrer em bom ritmo.
Aguardamos pelos seus contributos para o programa de acção.
O Congresso é de todos. Participa.
Carlos Costa

Sem comentários: